
Tratamento Hiperplasia prostática benigna
29 de setembro de 2019Novembro é um mês marcado pela conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, assim como dos cuidados gerais da saúde do homem. O Novembro Azul é uma campanha anual que acontece em 21 países para alertar que o câncer de próstata é o tipo de neoplasia maligna que mais acomete pessoas do sexo masculino.
No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos por causa do câncer de próstata, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Essa condição é decorrente de um crescimento desordenado da quantidade de células da próstata. Com o câncer, a glândula endurece. Inicialmente não há sintomas e, por isso, 95% dos casos são descobertos em estágio avançado da doença.
Alguns fatores devem ser considerados de risco, como homens com idade superior a 50 anos; histórico de câncer de próstata na família, em pai, irmão ou tio e peso elevado ou obesidade.
Como já citado, a fase inicial do câncer de próstata é assintomática, mas quando despertados, os sintomas podem ser ligados a dores e dificuldades para urinar, sensação de que não consegue esvaziar a bexiga e vontade frequente de fazer xixi, redução do jato de urina e presença de sangue no xixi e/ou sêmen. Vale alertar que esses sintomas também podem estar presentes em outros diagnósticos de doenças da próstata.
O tratamento será adaptado por um médico especialista a cada caso específico. Ele poderá ser feito com iniciativas como cirurgia, radioterapia ou tratamento hormonal. A única forma de aumentar a chance de cura para o câncer de próstata é o diagnóstico precoce.
Mesmo sem problemas “aparentes”, todos os homens com idade superior a 50 anos (ou 45, caso tenha fatores de risco) devem ir ao urologista anualmente para exames de rotina, como o de toque retal, que permite ao médico identificar alterações da glândula. Aproximadamente 20% dos diagnósticos de câncer de próstata são feitos a partir do toque retal.